Uromedical: +55 (61) 3345-0805 | UroInstituto: +55 (61) 3345-5959

A biópsia da próstata é um procedimento ambulatorial por intermédio do qual se obtêm fragmentos de tecido prostático, com o propósito de tentar identificar células cancerígenas.

Este exame é realizado com uma agulha muito fina e guiada pelo ultrassom. É um procedimento simples, realizado no próprio consultório, com o paciente acordado e com anestesia local, sendo bem tolerado pelo paciente.

O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte. Nas primeiras 24 horas após o procedimento, o paciente fica proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perder valor legal.

Recomendações:

  • Jejum de pelo menos 4 horas
  • Eventualmente, usa-se ansiolítico oral

A Uromedical dispõe do método minimamente invasivo para o tratamento dos cálculos urinários – laser terapia- este é um método mundialmente consagrado para eliminação dos cálculos no interior dos rins, ureteres e bexiga, evitando cirurgia a céu aberto, apenas utilizada nos casos de cálculos coraliformes volumosos e casos selecionados.

 

É a cirurgia convencional, utilizada quando a cirurgia laparoscópica não pode ser realizada ou, ainda, quando a laparoscopia apresenta alguma dificuldade técnica, como sangramento excessivo.

A laparoscopia ou videolaparoscopia é um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões ou portais por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos no abdômen.

A visualização do interior da cavidade abdominal é feita com um instrumento fino chamado laparoscópio. Este é conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens em até 20 vezes, e as imagens captadas são projetadas a um monitor.

As vantagens da cirurgia laparoscópica sobre a cirurgia convencional são o menor tempo de internação, menor dor pós-operatória, rápida recuperação e retorno precoce às atividades habituais, com a mesma segurança e eficiência.

O procedimento pode ser usado em qualquer abordagem cirúrgica envolvendo órgãos urológicos acessíveis ao laparoscópio, como a remoção da próstata, do rim e a correção cirúrgica das obstruções ou estenoses da região onde termina o rim e começa o ureter.

Recomendações:

  • O paciente deve estar apto do ponto de vista cardíaco e pulmonar, respeitar a dieta zero nas 12h que antecedem a cirurgia.

A cirurgia a laser para tratar problemas relacionados à próstata é uma evolução da medicina que diminui o tempo de internamento do paciente, os riscos da cirurgia e o risco de causar impotência.

O procedimento é rápido e feito a partir da uretra.

A Uromedical dispõe do laser para a vaporização da próstata quando esta se mostra hipertrofiada.

A cistoscopia é um exame endoscópico das vias urinárias baixas, que permite a visualização direta da uretra, da porção interna da próstata e da bexiga. É feito sob sedação anestésica e diagnostica lesões intravesicais como tumores, cálculos vesicais, avaliação do tamanho da próstata, divertículos uretrais e da bexiga, fístulas, corpo estanho intravesical, entre outros.

Recomendações:

  • Não ingerir bebida alcoólica 3 dias antes do procedimento
  • É necessária a presença de um acompanhante no momento da alta.
  • Se você usa qualquer tipo de calmante, antidepressivo, remédio para dormir ou até mesmo drogas, o médico deve saber disso o quanto antes para que possa tomar as medidas necessárias.

Exames de rotina podem evitar, retardar ou minimizar os sintomas de muitas doenças, mas o medo, a vergonha ou até mesmo o excesso de confiança fazem com que grande parte da população masculina não procure um urologista regularmente. A primeira consulta urológica deve acontecer na adolescência, mas a partir dos 40 anos, o homem deve visitar o urologista anualmente para fazer um check-up de rotina. O especialista também é o médico indicado para o diagnóstico de problemas relacionados ao trato urinário de homens, mulheres e crianças.

Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista pelo menos uma vez por ano para fazer check-ups, que incluem o exame de toque, o exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolau, com o objetivo de prevenir possíveis doenças e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.

A prevenção de saúde para mulheres sexualmente ativas inclui, além da consulta ao ginecologista, uma agenda de exames que deve ser observada com acompanhamento médico. Só o clínico é capaz de avaliar a necessidade desses exames no seu caso, com que frequência ou sob quais circunstâncias.

As disfunções sexuais atingem homens e mulheres em qualquer idade e é mais comum do que se imagina. Elas podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação.

O urologista tem papel fundamental na avaliação da disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, que é a dificuldade persistente de obter e/ou manter uma ereção suficiente para permitir uma atividade sexual adequada, ou seja, que possibilite a penetração vaginal.

A fisioterapia obstétrica consiste em exercícios específicos para gestantes visando a prevenção e/ou o tratamento de disfunções musculoesqueléticas comuns a esta fase e a preparação para o parto. O atendimento pode ser feito durante o período gestacional e no pós parto.

As sessões consistem em exercícios para membros superiores com o intuito de prepará-los para as demandas da amamentação e cuidados com o bebê e membros inferiores, tronco e abdômen proporcionando uma postura adequada e prevenindo dores articulares e musculares.

A preparação para o parto foca em técnicas para melhorar a força e flexibilidade da musculatura pélvica associado a exercícios respiratórios e posturais.

A fisioterapia uroginecológica é uma especialidade que atua na prevenção e tratamento de disfunções urogenitais e anorretais de forma convencional, indolor e não invasiva.

Principais indicações:

  • Incontinência urinária de esforço;
  • Incontinência urinária por hiperatividade vesical – aumento da freqüência urinária diurna e noturna, urgência miccional acompanhada ou não de perdas urinárias;
  • Incontinência fecal e anal;
  • Pré e pós operatório de prostatectomia;
  • Distopias genitais, popularmente conhecida como “Bexiga caída”;
  • Enurese Noturna e Diurna;
  • Disfunções sexuais femininas e masculinas;

O tratamento tem início após uma detalhada anamnese e exame físico e consiste no fortalecimento/relaxamento da musculatura pélvica e na reeducação do funcionamento da bexiga. Principais condutas:

  • Terapia Comportamental;
  • Eletrostimulação;
  • Massagem perineal;
  • Cinesioterapia;
  • Biofeedback;
  • Técnicas manipulativas.

O atendimento é feito de forma individual e conta com profissionais especializados. Marque uma avaliação e venha conhecer os benefícios que a reabilitação perineal pode lhe oferecer.

A peniscopia é um exame médico que serve exclusivamente para detectar a presença de uma infecção subclínica, ou seja, não visível a olho nu, do Vírus do Papiloma Humano (HPV).

O procedimento é feito no consultório e não dói. O médico coloca uma compressa com ácido acético em volta do pênis durante cerca de 10 minutos e depois observa a região com a ajuda de um peniscópio, aparelho com lentes capazes de aumentar até 40 vezes a imagem da genitália externa.

Caso haja verrugas ou qualquer outra alteração, é feita uma biópsia com anestesia local e o material é enviado para laboratório, de forma a identificar qual o micro-organismo responsável e iniciar o tratamento adequado.

Recomendações:

  • Aparar os pelos pubianos antes do exame
  • Evitar contato íntimo durante 3 dias
  • Não colocar remédios no pênis no dia do exame

As pequenas cirurgias urológicas, parte I, poderão ser realizadas com anestesia local em ambiente de centro cirúrgico ambulatorial com alta imediata para casa, sob orientação do

cirurgião urologista.

A avalição urodinâmica ou estudo urodinâmico é um exame que registra alterações relacionadas ao armazenamento e/ou liminanção da urina, identificando a possível obstrução das vias urinárias ou falência da bexiga e, consequentemente, fazendo o diagnóstico de distúrbios miccionais.

O equipamento computadorizado utilizado traz as vantagens de proporcionar maior conforto ao paciente, menos tempo para realização do exame e maior precisão nos resultados. O desconforto é mínimo e o tempo estimado entre a entrada do paciente no laboratório até a sua saída com o laudo do exame impresso é de 30 a 40 minutos.

Recomendações:

  • O paciente deve estar com a bexiga cheia, ou seja, com vontade de urinar.

Urofluxometria é um exame não invasivo que se estuda as características do fluxo urinário, medindo e relacionando o tempo de duração da micção e o volume expelido. Tem como objetivo avaliar o ato fisiológico da micção.

Nada mais é do que urinar livremente em um vaso para que a urina passe por um processo de aferição. São analisados o fluxo urinário e o tempo.

Recomendações:

  • Repleção da bexiga com aproximadamente 150 ml
  • Deve-se evitar a bexiga muito cheia

Exame de diagnóstico por imagem que aproveita o eco produzido pelo som para captar e enxergar, em tempo real, estruturas e órgãos do corpo. É importante para observar e detectar alterações na estrutura anatômica e no funcionamento das mais diversas estruturas do corpo. Auxilia na pesquisa de doenças congênitas ou adquiridas ao longo da vida e permite o acompanhamento da evolução de diversas enfermidades, assim como dos resultados de intervenções cirúrgicas.

Recomendações:

  • Jejum quando interessa avaliar o os órgãos de abdome superior
  • Bexiga para avaliação do trato geniturinário

Tendo em vistas a elevada madência de HPV – papiloma vírus humano, a Uromedical adquiriu lotes de vacina para o vírus do HPV, implicando no aparecimento de neoplasia maligna do colo do útero e pênis. Dessa forma, consegue-se prevenir em tempo hábil o aparecimento de verrugas genitais no homem e na mulher, evitando tratamentos invasivos e mutilantes.

shop giay nuthoi trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nu