O que é a Cirurgia da Próstata?

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência no Brasil. Ele se dá com a hiperplasia prostática, ou seja, o aumento da próstata.  O tratamento indicado é a cirurgia. 

A cirurgia de próstata ou Prostatectomia é indicada para pacientes que já foram diagnosticados com o câncer. Ela não pode ser realizada em caráter preventivo.

O procedimento consiste na retirada de toda a próstata do paciente e, por consequência, do tumor que está instalado neste órgão.

Hoje, em média, 70% dos pacientes são curados apenas com a cirurgia da próstata. Isso significa que a maioria dos pacientes que se submeteram ao procedimento, não precisaram mais realizar nenhum outro tratamento.

 

cirurgia-da-prostata

Como identificar a necessidade da cirurgia?

O número de casos de câncer da próstata é infelizmente alto. A maior razão disto é o desleixo com os exames de prevenção no período certo.

O Exame de Toque Retal é essencial para a saúde do homem e o principal meio de detectar a doença.

Identificando o aumento da próstata, o paciente passará por alguns exames antes da cirurgia. Um desses é a avaliação clínica geral para diagnosticar a situação da saúde do paciente e ver se é possível prosseguir ou não com a cirurgia.

Como é realizada a cirurgia?

É sempre necessário analisar cada paciente, mas atualmente no Brasil, o tipo de cirurgia de próstata mais comum é a abdominal.

As cirurgias robótica, laparoscópica e a perineal também se tornam opções. Apenas uma conversa com o seu urologista será capaz de responder a melhor forma de cirurgia.

Na cirurgia aberta convencional é feito um corte de aproximadamente 10 centímetros na parte inferior do abdômen, para que o médico possa ter acesso até a próstata e as vesículas seminais do paciente. Todo esse conjunto é removido para evitar que o tumor se espalhe.

Na cirurgia robótica, as incisões cirúrgicas já são mínimas.

Indicações e contraindicações

Infelizmente não é todo paciente que pode passar pela cirurgia de próstata. É preciso estar dentro de um perfil pré-determinado, com algumas características que destacamos abaixo:

  • Estar com a saúde complementar em dia. Não apresentar gripes ou outros problemas similares, por exemplo;
  • Ter uma expectativa de vida acima dos 10 anos;
  • Não possuir nenhum tipo de comorbidade grave, como hipertensão arterial, doença hepática, diabetes, etc.
  • Pacientes com a doença em estágio mais avançado não são candidatos aptos para a cirurgia da próstata.

Principais possíveis complicações

Complicações cirúrgicas são riscos que corremos em qualquer procedimento. A escolha correta de um cirurgião e uma recuperação dentro do padrão orientado por esse profissional fazem toda diferença.

As complicações mais comuns são:

  • Incontinência urinária, principalmente se o paciente tiver mais de 70 anos;
  • Disfunção erétil;
  • Desenvolvimento de hérnias no orifício inguinal (região da virilha)

Pós-operatório

O paciente fica cerca de 5 dias internado para observação, no caso da Prostatectomia aberta. Na laparoscopia e na robótica, esse tempo reduz para 2 dias de internação. Nos primeiros 14 dias, o paciente também precisa utilizar uma sonda uretral.

A disfunção erétil e ausência da ejaculação em relações sexuais, são apenas dois de alguns fatores que passam a ser definitivos para pacientes operados.

Agende sua Cirurgia da Próstata aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha