O que é a Vasectomia?

Considerado um método contraceptivo definitivo, a Vasectomia ainda gera algumas dúvidas em pacientes. Veja como é feito o procedimento e os pré-requisitos para ele acontecer com segurança.

Vasectomia é um procedimento cirúrgico que promove a esterilização masculina a partir de incisões no canal deferente. Após o procedimento, os espermatozoides não farão mais parte do sêmen e, por esse motivo, o homem não conseguirá engravidar mais a sua parceira.

Existe a possibilidade de reversão da Vasectomia, mas este procedimento não é garantido. Por esse motivo, é indicado considerar a Vasectomia como um procedimento definitivo e pensar bastante sobre o assunto antes de passar pela cirurgia.

Como identificar a necessidade da cirurgia?

Todo homem com mais de 25 anos, preferencialmente com filhos, que esteja completamente saudável, pode se submeter à Vasectomia.

Como citamos anteriormente, é preciso conversar bastante com a sua parceira antes de tomar a decisão e estar seguro sobre a cirurgia, pois a reversão não é garantida.

Como é feita a Vasectomia?

A cirurgia é feita com anestesia local e em raros casos o paciente precisará ficar internado para observação. O procedimento também pode ser feito na clínica Urológica, dependendo da preferência de cada médico.

O urologista faz duas pequenas incisões, sendo uma em cada lado do saco escrotal. O corte não ultrapassa 1 centímetro de comprimento, sendo o tamanho suficiente para realizar o corte dos canais deferentes.

Cada um dos dois pontos que ficam nos canais é isolado para que não recanalize. Apesar de não existir a necessidade de internação, recomenda-se que o paciente tenha pelo menos 3 dias de afastamento de suas atividades.

Pós-operatório

Não existe um pós-operatório muito exigente para os pacientes de Vasectomia. Entre as principais recomendações médicas, estão:

  • Manter uma alimentação mais leve nos primeiros dias;
  • Aplicar gelo sobre os testículos a cada duas horas. O ideal é deixar o gelo por cerca de 10 minutos no local. Isso deve se repetir nos dois primeiros dias;
  • Não ensaboar o local operado nos dois primeiros dias. O paciente pode lavar normalmente, mas apenas com água;
  • Dê preferência para roupas íntimas de algodão;
  • Evitar relações sexuais pelo menos na primeira semana;
  • Utilize métodos contraceptivos nos primeiros 90 dias. Após esse período fazer o espermograma para confirmar o sucesso da cirurgia.

Principais complicações

As complicações também são raras no procedimento de Vasectomia. Contudo, algumas mudanças desconfortáveis podem surgir nos primeiros dias após o procedimento e é importante destacá-las:

  • Pode haver um pequeno desconforto testicular. Isso não significa que o paciente sentirá dores, mas como o corte bloqueou a passagem de espermatozoides, o epidídimo, um pequeno canal onde os espermatozóides são armazenados, fica um pouco hipertenso;
  • O sêmen pode ficar um pouco mais líquido, mas isso não chega a atrapalhar as relações sexuais do paciente e, na maioria das vezes, não é percebido pela parceira;
  • Surgimento da granuloma do esperma, formado na parte selada do canal deferente;

Qualquer sinal de desconfortos que não estejam listados aqui, o indicado é procurar o seu Urologista para revisão da sua Vasectomia.

Agende sua Vasectomia aqui!

Quer saber mais detalhes? Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta hoje.

    Digite o código no campo abaixo: captcha